segunda-feira, novembro 07, 2011

Março e Abril na Europa

No seguimento do sucesso das recentes deslocações do Grupo O Contador de Histórias (www.ocontadordehistorias.com) fora do país e das sucessivas solicitações para trabalhar junto da comunidade portuguesa, decidimos reservar algumas semanas do próximo ano para deslocações que, à semelhança das anteriores, pela conjugação de datas permitam realizar um conjunto de actividades em diversos países sem o pesado custo das deslocações.
Estamos assim disponíveis para analisar o interesse que possam ter na nossa actuação nos meses de Março e Abril de 2012.

Como será possível testemunhar no nosso site, somos um grupo dedicado à promoção do livro e da leitura, com particular interesse na narração oral e defesa da Língua Portuguesa. As nossas actividades de animação destinam-se aos mais diversos públicos, das crianças aos idosos, trabalhando tanto o livro como a tradição oral. A nossa capacidade de adaptação permite a actuação nos mais diversos palcos, quer seja numa escola, num auditório, num teatro ou ao ar livre. No mesmo dia é possível realizar actividades para diversos grupos etários, trabalhando o livro e a narração oral mas nunca esquecendo a necessidade que todos temos de nos divertir. Por isso, para os adultos também está sempre disponível uma sessão de histórias ao jeito stand-up comedy para rir em português…

É também é possível enquadrar numa possível deslocação a apresentação de um livro e encontro com o autor. Trata-se da obra “A história do Zeca Garro”, seleccionada pelos Plano Nacional de Leitura e Plano Regional de leitura dos Açores. Trata-se de uma obra que promove a protecção de uma espécie (cagarro) que nidifica nos Açores, fazendo um paralelo com o fenómeno da emigração açoriana. Seguem-se algumas ligações sobre o assunto:
http://www.adiaspora.com/cronicas/A%20Historia%20do%20Zeca%20Garro%20-%20victor.html
http://biblionunosimoes.blogspot.com/2010/01/encontro-com-o-escritor-filipe-lopes.html

Em Portugal fomos percursores da formação para pais e encarregados de educação, uma iniciativa que estará disponível com a “Oficina de sobrevivência para pais contadores de histórias” onde, de forma descontraída, os pais aprendem algumas técnicas para entreter os mais pequenos através da leitura de histórias.

A importância do nosso trabalho tem sido reconhecida por diversas instituições como a Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas, o Ministério da Cultura, a Associação de Professores de Português, entre outras. Deixamos alguns comentários de quem trabalhou connosco:

“A Association Amitié France Portugal convidou o Filipe Lopes para uma intervenção em Toulouse com o objectivo de motivar os nossos alunos adultos dos cursos de português pela literatura e língua portuguesa. O resultado foi simplesmente fantástico. Aproveitámos a sua estadia nesta cidade para animar também uma aula com a miudagem. Aqui também podemos dizer que eles participaram com alegria aliada à utilidade de fazer passar a língua portuguesa em género de brincadeira. Não conhecíamos o Filipe Lopes nem o Contador de Histórias, mas francamente valeu a pena.” João B. Teixeira (Association Amitié France Portugal)

“Há uns anos, não sei precisar quantos, no âmbito de um Projeto em gestação ("O Meu Brinquedo é um Livro, da APEI e da APP), foi-nos (aos coordenadores do projeto) referido o trabalho fantástico que estava a ser desenvolvido por uns jovens de Tomar, e que poderiam ser uma mais-valia para um projeto que se pretendia de promoção litrerácita. Quis o destino que nos juntássemos a "O Contador de Histórias" e que pudéssemos acompanhar o crescimento (sobretudo em qualidade!) desta dinâmica inovadora (na altura e agora tão copiada!) de "trabalhar", "brincar" e, sobretudo, "crescer" com as palavras. Se tivesse de os qualificar, diria que são únicos: únicos porque, acima de tudo, acreditam na qualidade e não se deixam corromper.” Henrique Santos (coordenador do projeto "O Meu Brinquedo é um Livro" 2002-2006)

Sugerirmos, assim, uma visita ao nosso site bem como a consulta de algumas reportagens sobre o nosso trabalho, para verificarem o interesse que possa ter:
http://1.bp.blogspot.com/_4uy3_AShDRA/TQXwyaDsZoI/AAAAAAAAALE/JW2Nv-0tcnU/s1600/jn.jpg
http://www.ocontadordehistorias.com/cm01.html
http://www.tsf.pt/paginainicial/AudioeVideo.aspx?content_id=1789595
http://ocheirodoslivros.blogspot.com/2010/10/workshops.html


Para nos contactar sobre este assunto poderão fazê-lo através dos emails filipegarlopes@gmail.com ou filipelopes@ocontadordehistórias.com. Estaremos disponíveis para responder a todas as vossas questões e encontrar a solução para poder realizar convosco alguma actividade que pretendam.