segunda-feira, fevereiro 06, 2006

As dívidas

A edição de hoje do Jornal de Notícias da conta do estado actual das Finanças da Câmara Municipal de Gaia. Na notícia dá-se conta de cerca de 47, 4 milhões de euros de dívidas a fornecedores.
Este será apenas um exemplo entre muitos, onde raras excepções confirmam a desoladora regra. Para quem tem nas autarquias o seu principal cliente, como acontece com boa parte dos grupos como O Contador de Histórias, este panorama é absolutamente terrível, dado que o trabalho é feito mas a justa compensação demora por vezes mais de um ano a chegar. Para pequenas entidades, onde o investimento é feito à custa do esforço particular, torna-se quase insustentável continuar a trabalhar nestas condições. E tudo fica ainda mais surreal quando, em determinadas situações, o fornecedor tem de apresentar uma certidão de ausência de dívidas à Segurança Social (Estado) para receber, sem juros, o que a autarquia (Estado) deve.
É necessária a intervenção neste campo sob pena de (não apenas as entidades culturais, obviamente) asfixiar quem aposta em não viver à custa dos subsídios.