terça-feira, fevereiro 22, 2011

Fila J - TSF

Fica o link para a notícia na TSF: http://www.tsf.pt/paginainicial/AudioeVideo.aspx?content_id=1789595

quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Enamoramento, amor e outras coisas em Vila do Conde

Um recital com o cunho muito próprio do Grupo O Contador de Histórias é o que se propõe na noite de sexta-feira, 25 de Fevereiro, na Biblioteca José Régio, em Vila do Conde. “Enamoramento, amor e outras coisas” percorre as obras de autores célebres e outros mais obscuros, abordando as diferentes nuances que o amor e a paixão podem tomar.

Concebido e interpretado por Filipe Lopes e Nuno Garcia Lopes, o espectáculo conta também com a participação de João Patrício Gomes, a formação completa do colectivo tomarense que há cerca de quinze anos procura dar a conhecer a literatura de forma descontraída e apelativa.

“Enamoramento, amor e outras coisas” é um espectáculo para público adulto que reúne textos de autores portugueses e estrangeiros, desde o séc. XV até à actualidade. Sendo o amor um dos temas mais recorrentes da literatura, ele é aqui retratado em diversas vertentes, desde os poemas mais apaixonados à poesia satírica, passando igualmente por formas de amor mais marginais. O classicismo de Camões, a serenidade de Eugénio, a verve de Natália Correia ou a ironia de Assis Pacheco são apenas algumas das muitas maneiras de abordar o tema neste espectáculo. Durante cerca de uma hora o público experimenta múltiplas sensações, desde os textos mais apaixonados e comoventes até “quentes” descrições dos resultados da paixão, passando por divertidas reinvenções de alguns textos mais conhecidos. E nunca se sabe se o espectador precisa de ser chamado para dar uma ajuda…

Com entrada livre este recital inclui-se na programação habitual da Biblioteca José Régio, que conta com um convidado especial a cada última sexta-feira do mês.

Local – Biblioteca José Régio, Vila do Conde

Horários – 25 de Fevereiro, 21h;

Entrada livre

Duração – 60 minutos

Promoção de leitura, formação e encontros com autor - datas em condições especiais

Como é hábito, O Contador de Histórias procura fazer uma gestão racional da sua agenda, tentando que nas suas deslocações pelo país se possa chegar ao maior número possível de locais, promovendo a colaboração entre instituições e reduzindo os custos para quem organiza as actividades. Sempre foi a filosofia do Grupo e, em tempos de contenção, ainda faz mais sentido.
Apresentamos seguidamente algumas datas disponíveis na nossa agenda para os próximos meses e que poderão ser reservadas com valores mais reduzidos para entidades (bibliotecas, escolas, etc) nas zonas referidas. Estas condições especiais resultam de marcações já confirmadas em locais e datas próximas, permitindo uma redução substancial das despesas de deslocação. Contacte-nos para um orçamento adequado ao seu caso através do email mail@ocontadordehistorias.com.

Perguntar não custa nada e talvez seja mais fácil do que imagina ter-nos no seu espaço. Lembramos que entre as muitas actividades disponíveis se encontram também acções a partir dos nossos livros no Plano Nacional de Leitura: “Lua do Mar” e “A história do Zeca Garro”, incluindo encontros com os autores.

Datas e locais disponíveis:

24 e 25 de Fevereiro - Distrito do Porto
28 de Fevereiro - Distrito de Vila Real

1 e 2 de Março – Distritos de Bragança

3 e 4 de Março – Distritos de Porto e Braga
15 de Abril - Distrito de Coimbra


Estaremos disponíveis para analisar outras datas e locais nas condições habituais.

Em tempo de crise as histórias ainda são grátis

O Grupo O Contador de Histórias continua a percorrer o país com a “Oficina de sobrevivência para pais contadores de Histórias”, acção de formação que passará nas próximas semanas por Penedono, Vila do Conde e Coimbra.

Esta oficina conta já com cerca de duas centenas e meia de sessões, realizadas um pouco por todo o país. Destina-se essencialmente aos pais e educadores que se vêem confrontados com a necessidade de contar histórias aos mais pequenos e que querem aperfeiçoar essa tarefa. Durante três horas descobrem-se livros novos e novas leituras para obras conhecidas, experimentam-se técnicas de dicção e expressividade mas sobretudo descobre-se (ou reencontra-se) o prazer de ler. Numa época marcada pela contenção orçamental das famílias, os participantes são confrontados com a possibilidade de criarem actividades divertidas e cativantes com os seus filhos, a partir dos livros, como contraponto aos dispendiosos brinquedos electrónicos.

Concebida e dinamizada por Filipe Lopes , a “Oficina de sobrevivência para pais contadores de Histórias” é dinâmica e participativa, longe da ideia de uma acção de formação tradicional. Tal como ao contar uma história a uma criança, a sessão decorre com dinâmica, algumas surpresas e mistérios guardados para o fim.

Esta actividade está sujeita a inscrição prévia.

Local – Biblioteca Municipal de Penedono

Horários – 26 de Fevereiro, 14h30;

Entrada livre, inscrição prévia na Biblioteca

Duração – 3 horas

Local – Biblioteca Municipal de Santo Tirso

Horários – 5 de Março, 14h00;

Entrada livre, inscrição prévia na Biblioteca

Duração – 3 horas

Local – Centro de Formação e Tempos Livres Casal do Lobo - Coimbra

Horários – 16 de Abril, 10h;

Valor – 10€

Duração – 3 horas