quarta-feira, maio 16, 2007

Reportagem

Passa esta sexta-feira na TSF uma Grande Reportagem sobre contadores de histórias em Portugal. É um trabalho do jornalista Pedro Miguel Costa com sonorização de Mézico Zelim. Pode ser ouvida depois do notíciario das 19 horas, na sexta, e com repetição no domingo seguinte, após a 10 da manhã. Também pode ser escutada através do site da TSF.

quinta-feira, maio 10, 2007

Açores outra vez

O Grupo O Contador está em digressão nos Açores até ao dia 18 de Maio para acções de promoção do livro e da leitura. Estas actividades incluem sessões para crianças, jovens, pais, reclusos e indivíduos portadores de deficiências, passando pelas ilhas Terceira, Faial e Pico.

Nos dias 11 e 12 desenvolvem-se actividades na ilha Terceira, no âmbito da colaboração com a Direcção Regional da Cultura: sessões para crianças do espectáculo «Fazer feitiços com a lua» na Biblioteca Pública de Angra do Heroísmo (sexta-feira dia 11, às 10h30 e às 14h e sábado dia 12 às 16h); «Oficina de sobrevivência para pais contadores de histórias» formações sobre a arte de contar, destinadas a pais e técnicos, também na Biblioteca, em ambos os dias às 19h30.
Para o dia 11 está também marcada uma passagem pelo Estabelecimento Prisional de Angra, às 15h30, com «A poesia não tem grades», um recital pedagógico para reclusos que se realiza a partir do protocolo com a Direcção Geral dos Serviços Prisionais e com a Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas.

A ilha do Faial é a etapa seguinte, a 14 e 15 de Maio, com todas as actividades a serem organizadas pela Dir. Reg. da Cultura e pela Biblioteca Pública e Arquivo Regional da Horta. Em ambos os dias realizam-se, às 19h30, sessões da «Oficina de sobrevivência para pais contadores de histórias». O espectáculo «Fazer feitiços com as palavras» decorrerá no formato original em sessões para crianças, na Biblioteca, em ambos os dias às 10h30. A actividade será adaptada no dia 14 para uma visita ao Centro de Actividades Ocupacionais da Sta. Casa da Misericórdia do Faial, realizando-se às 14h para os jovens deficientes. No dia 15, Filipe Lopes desloca-se à Cadeia da Horta para uma sessão que pretende também marcar a colaboração da Biblioteca com aquele estabelecimento prisional, através do empréstimo de livros aos reclusos.

Por iniciativa do Museu do Pico, no dia 18 de Maio decorrem também algumas actividades de animação e promoção da leitura na vila da Madalena. Às 10h30 a sessão de contos decorre no Centro de Actividades Ocupacionais, onde O Contador de Histórias já tinha estado em Dezembro, num trabalho destinado aos indivíduos portadores de deficiência. Para as 14h30 está agendada uma sessão no jardim do Museu do Vinho, destinada a alunos do 1º ciclo.

quarta-feira, maio 02, 2007

Newsletter Maio

Tanto trabalho nem dá para dizer o que se vai fazendo. Pelo menos a newsletter de Maio está aqui.