quarta-feira, julho 26, 2006

Actualização do site

Há novidades no site d'O Contador de Histórias. Foi actualizada a página das actividades onde já constam algumas das novas apostas para o próximo ano lectivo. Para além dos novos espectáculos "Íntimo", "Pedra Filosofal" e "Histórias do tempo em que não haviam telemóveis" destacam-se as acções que surgem da colaboração com a Márcia Coelho, Psicóloga Clínica que preparou "Neuróbica" e "Animatorium". Estas últimas estão disponíveis no pacote de actividades previsto para dar resposta às necessidades das escolas no âmbito do prolongamento do horário escolar e do Enriquecimento Curricular.

terça-feira, julho 25, 2006

Janela Abertas, no Artemanhas


Em Setembro O Contador de Histórias vai participar no atelier Janelas Abertas, organizado em parceria pelo Artemanhas e pela Gestalt.
Trata-se de um atelier de características excepcionais. “Janelas Abertas” é destinado a crianças dos 6 aos 12 anos, e decorrerá de 4 a 8 de Setembro, das 10:00 às 17:00.
Durante estes cinco dias, os participantes (no máximo 15) vão participar em actividades como Expressão Dramática, Artes Plásticas, Música, Dança Africana, Jardinagem, Conto, etc.
As inscrições e informações podem ser solicitadas através do email artemanhas@sapo.pt.

segunda-feira, julho 17, 2006

Ler no berço

Da Argentina, um artigo de Natalea Paez, na Clarín vai ao encontro daqui que vimos dizendo e trabalhando: a importância do contacto da criança com o objecto-livro é fundamental nos primeiros meses de vida.

Blogs e literatura

Recomendo vivamente a leitura do artigo sobre a promoção da leitura através dos blogs, na revista espanhola 2-12, da autoria de Javier Celaya.

A lista do plano

Para os interessados aqui fica a lista dos livros indicados pela Plano Nacional de Leitura. Para já sem comentários...

Oficina de Teatro para crianças


A Casa D'os Dias Da Água, na Estefânia em Lisboa vai ter disponível uma Oficina de Teatro para crianças. Aqui ficam os pormenores:

O TIGRE, O HOMEM E O CHACAL
Um grupo de crianças, envolvido numa grande brincadeira criativa, faz um pequeno espectáculo de teatro inspirado no conto tradicional indiano O Tigre, o Homem e o Chacal, no qual um furioso tigre, que pretende devorar o homem que o ajuda a libertar-se de uma armadilha, recebe uma bela lição de um chacal que, com esperteza, se faz passar por tonto para ajudar o homem a escapar das garras do tigre. A actividade inclui expressão dramática e musical. A decorrer de 2ª a 6ª-feira, entre as 14h e as 18h, de 31de Julho a 11 de Agosto, para crianças dos 6 aos 12 anos. Orientação: Cristina do Aido.
Preço por participante: 150.
Inscrições:
das 10:30 às 18:30
Tel. 213 140 352
Fax. 213 160 103
Casa d'Os Dias Da Água
Rua Dona Estefânia 175
1000-154 Lisboa

segunda-feira, julho 10, 2006

A Casa do Gil


No primeiro dia em que colaborei efectivamente com a Fundação do Gil, com uma sessão de conto na Casa da Criança em Tires, ouvi a Conceição dizer qualquer coisa longínqua: "Mas o nosso grande projecto é um centro de acolhimento para crianças, a Casa do Gil". Seis anos depois parece ainda longe, mas é já amanhã que é inaugurada. Parabéns. Parabéns à Fundação, à Swatch (Tempus) e a todos os que tornaram possível o sonho.

Fogo


Obrigado Sandra, por trazeres (mesmo sem sol) um pouco da Lagoa do Fogo. Não resisti, mesmo sem autorização, a reproduzir aqui a imagem de um dos locais mais belos por onde passei...

terça-feira, julho 04, 2006

Newsletter


A última antes das férias... para ver aqui.