quarta-feira, maio 31, 2006

Vale a pena acreditar

Correndo o país como nós, contactando com centenas de professores e técnicos de educação, é natural que, de quando em vez, se encontre gente menos interessada no seu trabalho, que pelas mais variadas razões não partilha a nossa preocupação permanente em relação ao cuidado a ter nesta coisa de ensinar. Por vezes encontramos até várias pessoas assim, num curto espaço de tempo. Nós próprios acabamos por desmotivar perante tamanha desmotivação.
Mas vamos sempre encontrando gente que acredita e nos faz acreditar. Por isso, obrigado às professoras Aida e Natália (e não só), do Curso de Educação de Infância da Universidade de Aveiro pelo trabalho com os seus alunos na área de Prática Pedagógica.
Tive a oportunidade de trabalhar um pouco a área dos contos e da literatura infantil com estas alunas do 4º ano e a sua receptividade não é certamente um acaso.
Até breve.

quinta-feira, maio 25, 2006

Já abriu


Já abriu a Feira do Livro em Lisboa. Transgredi a lei e comprei um livro antes da hora de abertura. O Nuno já lá o tinha comprado em 94 e apanhei o penúltimo "A Bomba e o General" do Umberto Eco, que muita curiosidade tem despertado nas Oficinas.
De resto, a animação do costume e umas farturas para enganar a fome. O site de Lisboa já funciona mas o Porto ainda não tem direito. Ele há coisas...

quarta-feira, maio 24, 2006

Feira do Livro do Porto

Começa hoje a Feira do Livro do Porto. O site é que ainda não…

O Quê Que Quem


Parabéns ao Gémeo Luís pelo Prémio Nacional de Ilustração 2006. Até ao fim do mês há ilustrações originais para ver no Bar Alinhavar, em Leiria.

Menina do Mar


A não perder, ainda até sexta-feira na Casa da Música, no Porto “Vem encenar a tua Menina do Mar”, um atelier dinamizado pela Madalena Wallenstein. Detalhes aqui.

terça-feira, maio 23, 2006

Obrigado


Quando temos quem goste de nós vale a pena ficar mais velho. E quando conhecem os nossos gostos ainda melhor.

domingo, maio 21, 2006

Fado, Futebol e Farpas

Servindo de aperitivo para o Mundial de Futebol (cuidado com as congestões), "Fado, Futebol e Farpas" é novo livro do nosso amigo Luís Graça.
Quarta-feira, na Livraria Assírio & Alvim do Cinema King é feita uma apresentação do livro, com a presença do autor e a possibilidade de uma conversa com os leitores e sessão de autógrafos. A organização adverte que é uma "oportunidade única para insultar e agredir o autor. Três horas num espaço apertado e com poucas saídas de emergência."
Quanto ao livro:

“FADO, FUTEBOL E FARPAS” – Uma aventura psicadélica
De LUÍS GRAÇA

Em vésperas do Campeonato Meridional de Futebol 2006, o presidente da Federação Bananalense de Futebol, Felisberto Clorofenil, resolveu apostar novamente no seleccionador matagalense Ruiz Secalhari, permanentemente de férias em Bananassau, acompanhado pela família. Conseguirá a selecção da Bananalândia chegar à final, repetindo a proeza do “Neura 2004”?

Perdida a final do “Neura 2004” para a Espanha, em Lisbola, no estádio do Sport Lisbola e Passaroco (5-0), que caminhos se podem trilhar no futebol bananalense, qualificado para o “Meridional 2006”?

FADO, FUTEBOL E FARPAS, UMA AVENTURA PSICADÉLICA (escrita em pequenos mosaicos cinematográficos de fel, corrosão e ironia, à moda de Mário-Henrique Leiria, com laivos de Monty Python e desenhos animados da Warner Brothers) começa meia-dúzia de meses antes do “Meridional 2006”, disputado na Beerlândia.

Luís Graça nasceu em Lisboa, de cesariana, no Dia das Bruxas.
Tem mais de 40 anos e pouco juízo.
Ex-estudante de Direito, ex-publicitário, jornalista freelance.
Escreve de tudo: contos, poesia, teatro, romances, crítica de banda desenhada, postais para os amigos, comentários em blogues e alarvidades sortidas.
Gosta de beber um bom tinto alentejano, fazer festas a um Husky desconhecido, hidroginástica em health clubs, ténis de mesa no Inatel, sessões da meia-noite nos cinemas do Saldanha.
Gosta de jazz, literatura, dos sorrisos tresmalhados das mulheres fatais.
Promete continuar a escrever.
Para mal dos seus (e dos vossos) pecados.
Agora aguentem-se.

Após “Neura 2004” (Oficina do Livro, 2004), Luís Graça volta à carga com este corrosivo, cruel e libertino “Fado, futebol e farpas, uma aventura psicadélica”.

A aventura começa alguns meses antes do “Meridional 2006”, disputado na Beerlândia. O presidente da Federação Bananalense de Futebol, Felisberto Clorofenil, é agora stripper. Secalhari, o seleccionador da Bananalândia, passa a vida de férias em Bananassau, na República das Bananarama. Josué Morteirinho, treinador do clube bifalense Chelas City, ambiciona o lugar de Secalhari e deu em travesti, assombrando as noites como Gina Turner, Miss Hot Legs.

E não faltam fantasmas: a fadista Amália Rodrigues (que odeia Ava Gardner, não se sabe porquê), o goleador Fernando Peyroteo, o bandarilheiro Ricardo Xibongo, a actriz Rita Hayworth, o rei D. Carlos, o piloto Jim Clark.

Afinal de contas, aproveita-se alguma coisa?
Parece que sim. Provem um bocadinho.
Podem sempre vomitar, se não gostarem.

Festa no Chiado


Veja aqui o programa das comemorações dos 60 anos do CNC.

Espanha está aqui tão perto


Espanha está aqui tão perto. O mesmo clima, condições semelhantes e gente diferente. Depois de umas sessões de conto em Vilar Formoso fui abastecer o depósito ao outro lado da fronteira, como um bom portuga. Fui andando até Salamanca onde o fim de tarde é aproveitado da melhor maneira: desfrutando do sol, numa esplanada, entre uma caña e um bocadillo. Com gente na rua, rindo, conversando, vivendo. E deste lado o mesmo fado de sempre.

domingo, maio 14, 2006

Por terras de Lafões


Para andarilhos como nós é bom ter gente que nos faz sentir em casa, mesmo quando estamos longe da nossa. Foi assim que me senti em Vouzela, de onde vim carregado de folar e pastéis (difíceis de comer quando está vento, pois a massa é ainda mais fina que os de Tentúgal) e boas recordações. Fica a promessa de voltar em breve, para mais contos e conversas ao jantar.

quinta-feira, maio 11, 2006

Parabéns Mariana


A menina que ainda antes de nascer já inspirava histórias na cabeça do pai, faz hoje cinco anos. Muitos parabéns e um monte de flores...

terça-feira, maio 09, 2006

Feira do Livro de Vouzela

Já está a decorrer a Feira do Livro de Vouzela. Sexta-feira e sábado O Contador de Histórias vai integrar a programação das actividades. Veja aqui todo o programa.

Boca do Céu

Quem puder dar um pulinho a São Paulo encontra (a partir de 15 de Maio) o 2º Encontro Internacional de Contadores de Histórias. Saiba mais aqui.

O Brincador no Teatro da Vilarinha

O magnífico livro de Álvaro Magalhães "O Brincador" inspirou uma adapatação de João Luiz, que volta agora a estar em exibição no Teatro da Vilarinha, no Porto.
Segue-se a apresentação pela Pé de Vento:

O rapaz que quando for grande não quer ser médico, engenheiro ou professor mas sim um brincador está de regresso ao Teatro da Vilarinha. Um ano depois da estreia, a Companhia de Teatro Pé de Vento retoma O Brincador, de Álvaro Magalhães, com encenação de João Luiz. O espectáculo está em cena de 4 a 31 de Maio, com sessões ao fim-de-semana para o público em geral e sessões às quintas e sextas-feiras para público organizado.

“Quando for grande não quero ser médico, engenheiro ou professor. Não quero trabalhar de manhã à noite, seja no que for. Quero brincar de manhã à noite, seja com o que for. Quando for grande, quero ser um brincador”, ambiciona o Rapaz desta história.

“Por que não experimentas ver as coisas como elas não são?” propõe, por seu lado, o Brincador ao Rapaz. “E como é que faço isso?” questiona o Rapaz. “Basta imaginar. As coisas antes da imaginação não são o que as coisas são. E depois também não.”

O Brincador conta a história de um ser ainda não corrompido, em estado de pureza inicial, que cumpre um percurso de iniciação ao real e que vai opondo a esse real a fantasia que o complementa e assegura a totalidade mágica da existência.

O espectáculo é interpretado por Anabela Nóbrega, Anabela Sousa, José Pedro Ferraz e Rui Spranger. A cenografia é de João Calvário, os figurinos de Susanne Rösler, o desenho de luz de Rui Damas, a música de Tilike Coelho e o movimento tem orientação de Ruben Marks. O Brincador conta ainda com a participação especial de Agostinho Santos, que pintou os painéis do cenário.

O Brincador cumpre um percurso pelos motivos e personagens recorrentes da obra de Álvaro Magalhães. O espectáculo estreou em Abril de 2005 no Teatro da Vilarinha, ano em que o autor completou 25 anos de vida literária.

O espectáculo está classificado para maiores de seis anos e tem cerca de uma hora de duração.

Horário das sessões: quintas e sextas-feiras, às 11h00 e às 15h00, para público organizado; sábados às 16h00 e às 21h45 e domingos às 16h, para público em geral.

A Flauta quase Mágica (e solidária)


Está em exibição no Teatro S. Luiz em Lisboa a peça "Flauta quase mágica", pela Companhia de Música Teatral.
A sessão de domingo, 14 de Maio, às 17:30 vai ter toda a receita de bilheteira a reverter para a Fundação do Gil. Uma oportunidade para levar as crianças a ver um espectáculo especial, ajudando também outras crianças que muito necessitam.
Veja aqui mais informção sobre a Companhia.

Prémio Camilo Castelo Branco

Parabéns ao Paulo Kellerman que ontem ganhou o Prémio de Conto "Camilo Castelo Branco", com o livro "Gastar palavras".
O prémio é atribuído pela APE e pela Câmara Municipal de Famalicão.
Mais informações no blog da Deriva.

Realidade

Ele há coisas... Quando a realidade parece ficção o trabalho do contador de histórias fica muito facilitado. Vejam esta notícia do ViseuMais.
Infelizmente é um (ainda) retrato fiel do nosso país.

Ti Miséria



Pela primeira vez, contei a Ti Miséria debaixo de uma figueira. Foi em Peniche na Biblioteca Municipal, com idosos de todo o concelho...

quinta-feira, maio 04, 2006

Artemanhas... com rede!


Demorou mas já cá está. O site do Artemanhas da minha querida Madalena Wallenstein já está acessível da todos em http://artemanhas.no.sapo.pt. E como o entusiasmo foi grande também já há blog.
Resta dizer que o layout final e a programação foram obra da Patrícia, que é responsável por toda a imagem gráfica d'O Contador de Histórias. Entre outras coisas...

Newsletter Maio

Quem não recebeu a newsletter de Maio pode aceder aqui.

Bragança


Estive na sexta-feira em Bragança, para uma sessão no auditório do Instituto Politécnico. Há muito que queria ir a este ponto do país mas nunca se tinha proporcionado. Calhou apanhar o primeiro-ministro em visita ao distrito sem auto-estrada mas com uma qualidade de vida muito interessante. Uma terra onde o Programa Pólis tem já efeitos visíveis e muito interessantes e onde um povo orgulhoso das suas origens não vê na fronteira um entrave à sua vida de todos dos dias, mas sim uma ponte para o desenvolvimento.
Um abraço especial ao Luis Castanheira, responsável pela minha ida e pelo meu regresso em breve.

terça-feira, maio 02, 2006

Flor


O meu amor é uma flor
que o sol vem beijar

Roda, roda, roda
e vai sempre lá parar