quarta-feira, março 29, 2006

Livros com sabor


A entrevista de Carlos Vaz Marques na TSF, hoje, é com Diana Mendonça. Aconselho por isso a não perder a edição deste final de tarde do "Pessoal e Transmissível" com a jovem autora que tem ganho vários prémios, nomeadamente com o livro "Receitas de Contos de Fadas", inspirado na obra de Hans Christian Andersen.
A edição é da 101 Noites.

segunda-feira, março 27, 2006

Trimagisto

Vale a pena ir ver o site da Trimagisto e ficar a conhecer o projecto do Luis Carmelo e do Nuno Coelho.

Fotógrafos da Vida Selvagem

Está patente no belíssimo espaço da Fábrica Ciência Viva em Aveiro a exposição "Fotógrafos da Vida Selvagem", com trabalhos de autores profissionais e amadores, mas todos de excelente qualidade. Até 25 de Junho.

Dizem os organizadores:

A Fábrica, Centro Ciência Viva de Aveiro ao organizar novamente a exposição “Fotógrafos da Vida Selvagem” preparou-a para envolver todos os que a vêem de forma profunda e marcante, pela interacção ou pela capacidade de maravilhar. Gostaríamos que todos, grandes e pequenos, ao saírem da Fábrica tivessem vontade de saber mais sobre zoologia, botânica, fotografia, ou simplesmente guardassem para si aquela secreta sensação de que valeu a pena terem passado por aqui.
Está disponível um guia pedagógico que permite aos mais novos poderem aprender a observar de uma forma cuidadosa as fotografias. Nesta exposição estão igualmente disponíveis módulos interactivos onde os visitantes podem conhecer a forma de visão de um morcego ou de uma minhoca, “limpar” uma parede interactiva para encontrar os animais que se escondem debaixo de uma cortina de sombra ou fazer um conjunto de borboletas levantarem voo ao soar de palmas.
Para os mais pequenos existe um tapete mágico onde vive um coelhinho branco e a cada passo, despontam malmequeres brancos.
É igualmente possível observar com binóculos pássaros escondidos na Fábrica ou conhecer a idade das árvores através da contagem dos seus anéis.
Desta forma esta exposição transforma-se num espaço de descoberta e aprendizagem fascinante.
Muitos grupos sociais, desportivos, etc., escolhem animais para seu símbolo, porque desde há milénios o Homem lhes foi atribuindo os poderes que a sua imaginação não conseguia explicar de outra forma. A compreensão sobre o valor deste projecto contaminou a sociedade alastrando às empresas e associações que entenderam colaborar, adoptando uma fotografia como se de um animal se tratasse. Graças a eles, podemos disponibilizar aos mais novos o guia pedagógico a um preço simbólico. Convidamos todos os visitantes a escolher a fotografia que mais gostarem. O quadro electrónico que se encontra no final da exposição está preparado para receber as escolhas. Contribuir para que o cidadão possa expressar a sua opinião é o nosso contributo simbólico para uma nova cidadania.

Esta exposição resulta do mais prestigiado concurso mundial de Fotografia de Natureza. Promovido pelo Museu de História Natural de Londres e pela revista BBC Wildlife, o concurso parte de cerca de 20 mil fotografias proveniente de mais de 50 países de fotógrafos amadores e profissionais. As fotografias vencedoras e finalistas do concurso estão em exibição durante todo o ano em várias partes do mundo. Aveiro fica no mapa desta grande exibição!


Horário e preços de acesso à Fábrica

Horário geral

3ª a 6ª feira 10h00 – 18h00

Sábados, domingos e feriados 11h00 – 19h00

Encerra às 2ª feiras


BDesenhada


Em pleno dia da Poesia foi "inaugurado" um novo site sobre BD. Chama-se BDesenhada e os seus autores apresentam-no assim:

BDesenhada.com – A Volta ao Mundo da BD é um portal português sobre a Banda Desenhada que se produz a nível mundial. Vem preencher a lacuna de não existir nenhum portal nacional com entrevistas, críticas e notícias da 9ª arte além fronteiras. O portal aborda ainda outros assuntos, relacionados directa ou indirectamente com a BD.

A nível da BD realizada em Portugal, esta tem também um lugar de destaque no portal, como não poderia deixar de ser. No entanto, a ideia é ser complementar e não repetir o que é presentemente feito presentemente, sendo preferencialmente abordadas questões inéditas ou pouco trabalhadas na internet portuguesa, como, por exemplo, uma secção para publicação de trabalhos não profissionais, de modo a dar visibilidade a quem está a dar os primeiros passos. Além da BD e ilustração, publicamos também textos dos que se interessam em escrever sobre Banda Desenhada.

Divulgação, investigação e opinião são as nossas linhas orientadoras, contando com 6 secções principais desde a inauguração: notícias, artigos, colunas editoriais, entrevistas, críticas e um espaço para expor a arte de autores não profissionais.


O Contador nos Açores

O Contador de Histórias vai estar nos Açores, entre os dias 5 e 11 de Abril.

A convite da Direcção Regional de Cultura vão realizar-se sessões nas Bibliotecas de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta. Vão ser dinamizadas sessões de conto, com a presença do autor Nuno Garcia Lopes e acções destinadas a quem quer conhecer melhor as técnicas de contar, através da "Oficina de sobrevivência para pais contadores de histórias", dinamizada por Filipe Lopes.

A passagem por ter ilhas açorianas tem a seguinte agenda:

Biblioteca Pública de Ponta Delgada
5 Abril
14:00h - Hora do Conto
19:30h - Oficina de sobrevivência para pais contadores de histórias
6 Abril
10:00h - Hora do Conto
14:00h - Hora do Conto
19:30h - Oficina de sobrevivência para pais contadores de histórias

Secção Infantil da Biblioteca Pública de Angra do Heroísmo
7 Abril
19:30h - Oficina de sobrevivência para pais contadores de histórias
8 Abril
19:30h - Oficina de sobrevivência para pais contadores de histórias

Biblioteca Pública da Horta
10 Abril
16:30h - Hora do Conto
19:30h - Oficina de sobrevivência para pais contadores de histórias
11 Abril
10:30h - Hora do Conto
16:30h - Hora do Conto
19:30h - Oficina de sobrevivência para pais contadores de histórias


As Oficinas para pais funcionam por inscrição, efectuada nas próprias bibliotecas ou através da email oficina@ocontadordehistorias.com.

terça-feira, março 21, 2006

Bom dia da Poesia!

Enquanto me preparo para a sessão da tarde de "Ser Poeta", aqui na Biblioteca de Loulé Sophia de Mello Breyner, aqui fica um dos meus poemas preferidos, que um dia me serviu de resposta a um aluno que, provocatoriamente, me dizia que "os poetas são todos malucos, bêbados e drogados!".

Em linha de conta

Não se pensa o poema que se faz.

Faz-se um poema como se olha um pássaro que passa,

só porque passa e se olha. Mais nada.

De facto, nem é verdadeiramente o poeta

quem faz o poema. O poema existe independentemente

do poeta, existe por si próprio.

Serve-se do poeta apenas para que este o traduza

por símbolos

que todos possam finalmente entender.

Assim, o melhor poeta é aquele que traduz

melhor os símbolos.

O que dá aos outros o poema

alterando-lhes o menos possível as formas primeiras.

É claro que os poemas se servem de nós,

e nos enlouquecem,

porque nos mostram os outros caminhos.

Porque nos mostram das coisas uma face

de sombra.

Na verdade

Os poemas enlouquecem as pessoas por dentro.

E é por isso que os poetas são loucos:

porque são iguais, exactamente iguais,

ás outras pessoas.

José Carlos Barros

Otília Monteiro Fernandes

sexta-feira, março 10, 2006

Bola ao sul

Enquanto termino a preparação da segunda parte da oficina, que mais logo vou apresentar, desde Beja, neste imenso branco de um sul maior, fica um serão bem passado com uma lição antropológica sobre futebol pelo Álvaro Magalhães.

terça-feira, março 07, 2006

Amor...

Às vezes fico a pensar se ainda vale a pena tentar encontrar outras formas de dizer as coisas. Eugénio de Andrade encontrou as melhores para falar de amor e paixão.

Levar-te à boca,
beber a água
mais funda do teu ser -

se a luz é tanta,
como se pode morrer?

Eugénio de Andrade

quarta-feira, março 01, 2006

No Branco do Sul

Realiza-se em Beja, nos próximos dias 9 e 10 de Março, a 8ª edição dos Encontros "No Branco do Sul - as cores dos livros". A edição deste ano conta com as presenças do escritor Álvaro Magalhães e da ilustradora Teresa Lima como convidados principais, contando com um conjunto de oradores que vão abordar os temas em redor da literacia.

Para além das comunicações vão decorrer também algumas oficinas, incluindo-se a "Educação para a leitura - abordagem para mediadores" desenvolvida por Filipe Lopes do Grupo O Contador de Histórias. Esta acção, que vai decorrer em duas partes: uma no dia 9 às 14 horas, dedicada ao livro infantil e outra às 11h15 de dia 10, onde será abordado o trabalho através da poesia e com grupos específicos como idosos, reclusos e crianças em internamento. Esta acção visa dotar os participantes de outras perspectivas quanto à utilização do livro como recurso para o trabalho de animação.

No Branco do Sul decorre no Instituto Politécnico de Beja, nos dias 9 e 10 de Março, com participação gratuita para os estudantes daquela instituição e valores entre 25 e 30€ para os restantes participantes.

O programa e a ficha de inscrição podem ser encontrados em http://www.eseb.ipbeja.pt/encontrobrancosul/encontroprog2006.htm.

Srs. Drs. Palhaços

Ainda não tive a oportunidade de aqui dar os parabéns à Operação Nariz Vermelho pela distinção dada pela Ordem dos Médicos, como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido nos Hospitais. Aos Carlos Moreira já dei um abraço, daqui segue outro para Bia Quintella que fará o favor de distribuír pelos restantes.
Recomendo vivamente que ouçam o programa Na ordem do dia, da TSF, da última segunda-feira, onde Pedro Nunes fala precisamente sobre esta questão. Basta seguir o link aqui.