quarta-feira, dezembro 20, 2006

Curso de Animação de Volumes

Via Instituto das Artes, aqui fica a informação aos interessados:

Curso de Animação de Volumes

Estão abertas as inscrições para o Curso de Animação de Volumes promovido pelo Centro de Investigação e de Estudos Arte e Multimédia (CIEAM) da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, que se realiza de Janeiro a Julho de 2007, às segundas e quartas-feiras, das 18h00 às 22h00.

Esta acção de formação, coordenada por Nuno Beato, destina-se a profissionais de artes plásticas, realizadores, animadores e web designers. Pretende-se que os participantes compreendam as regras de base de representação do movimento aparente e consigam aplicá-las em exercícios simples de animação de volumes; que fiquem aptos a construir e gerir no espaço e no tempo sequências em animação de volumes recorrendo a técnicas variadas; que compreendam o processo de realização de um filme em Animação de Volumes e as suas várias etapas, desde o conceito inicial à pós-produção final e, por fim, que realizem um projecto colectivo em Animação de Volumes tendo em conta a noção do processo de produção e realização de um filme, desde o argumento, storyboard, calendário de produção, raccord, montagem e sonorização.

O curso tem uma duração de 200 horas e divide-se em 4 Módulos: Regras Base em Animação de Volumes, Animação e Dramaturgia, A Realização em Cinema de Animação e Projecto. Alguns dos conteúdos destes módulos são: a introdução ao funcionamento do material informático de captação imagem por imagem; a noção de enquadramento e escalamento de planos; a introdução à linguagem audiovisual; a animação em volumes e imagem real (estudo comparativo ao nível das possibilidades narrativas e estéticas); os jogos ópticos e funcionamento de um projector; a pixilação (exercícios simples em torno da trajectória e tempo de registo em animação; as regras base de representação do movimento aparente (trajectória, aceleração, desaceleração e pausa); as noções de espaço, tempo, peso, matéria, ritmo e contra-ritmo / planificação temporal de acções e metamorfose.

As entrevistas de selecção para apresentação de portfolio estão agendadas para os dias 3 e 8 de Janeiro de 2007 e o curso tem início no dia 15 de Janeiro de 2007. Para se inscreverem os candidatos deverão enviar a ficha de pré-inscrição, disponível em www.fba.ul.pt/documentos/FICHA_Pre-Inscricao.doc, para o e-mail cieam@fba.ul.pt. Este curso está sujeito a uma propina no valor de 650 euros.

Mais informação:

CIEAM – Centro de Investigação e de Estudos Arte e Multimédia
Largo da Academia Nacional de Belas Artes, 1249-058 Lisboa
Tel. 21 325 21 35
cieam@fba.ul.pt
www.fba.ul.pt/