segunda-feira, setembro 11, 2006

Não se pode ler em público porquê?

Foi em Setembro de 2000, há exactamente seis anos, que criámos o "Isso não se pode ler em público!"
Desde a fundação de O Contador de Histórias que tínhamos por princípio fazer recitais únicos, adaptados a um momento e a um local.
Preocupados em levar a poesia a todos e fazê-los experimentar o prazer de a ouvir, começáramos a perceber que havia um filão por explorar: o fascinante mundo oculto da poesia divertida.
E foi assim que nos lembrámos de criar um recital só com textos risíveis ou que assim se tornassem com a roupagem que lhes déssemos.
"Isso não se pode ler em público!" acabaria por se transformar no mais cénico dos nossos espectáculos e por ser o primeiro a repetir-se: mais três vezes em Tomar (além da estreia no Club Thomarense), sempre em locais diferentes, além de cerca de duas dezenas noutros pontos do país.
Houve quem não percebesse e exigisse o fim das gargalhadas numa plateia quase nua do Alentejo profundo.
Mas houve principalmente muitas casas cheias, incluindo uma noite surreal em que ganhámos a dois jogos das meias-finais da Taça UEFA com equipas portuguesas, na Biblioteca Municipal de Ansião.
Ganhámos também muitos leitores para a poesia e para excelentes autores que não conheciam.