segunda-feira, março 27, 2006

Fotógrafos da Vida Selvagem

Está patente no belíssimo espaço da Fábrica Ciência Viva em Aveiro a exposição "Fotógrafos da Vida Selvagem", com trabalhos de autores profissionais e amadores, mas todos de excelente qualidade. Até 25 de Junho.

Dizem os organizadores:

A Fábrica, Centro Ciência Viva de Aveiro ao organizar novamente a exposição “Fotógrafos da Vida Selvagem” preparou-a para envolver todos os que a vêem de forma profunda e marcante, pela interacção ou pela capacidade de maravilhar. Gostaríamos que todos, grandes e pequenos, ao saírem da Fábrica tivessem vontade de saber mais sobre zoologia, botânica, fotografia, ou simplesmente guardassem para si aquela secreta sensação de que valeu a pena terem passado por aqui.
Está disponível um guia pedagógico que permite aos mais novos poderem aprender a observar de uma forma cuidadosa as fotografias. Nesta exposição estão igualmente disponíveis módulos interactivos onde os visitantes podem conhecer a forma de visão de um morcego ou de uma minhoca, “limpar” uma parede interactiva para encontrar os animais que se escondem debaixo de uma cortina de sombra ou fazer um conjunto de borboletas levantarem voo ao soar de palmas.
Para os mais pequenos existe um tapete mágico onde vive um coelhinho branco e a cada passo, despontam malmequeres brancos.
É igualmente possível observar com binóculos pássaros escondidos na Fábrica ou conhecer a idade das árvores através da contagem dos seus anéis.
Desta forma esta exposição transforma-se num espaço de descoberta e aprendizagem fascinante.
Muitos grupos sociais, desportivos, etc., escolhem animais para seu símbolo, porque desde há milénios o Homem lhes foi atribuindo os poderes que a sua imaginação não conseguia explicar de outra forma. A compreensão sobre o valor deste projecto contaminou a sociedade alastrando às empresas e associações que entenderam colaborar, adoptando uma fotografia como se de um animal se tratasse. Graças a eles, podemos disponibilizar aos mais novos o guia pedagógico a um preço simbólico. Convidamos todos os visitantes a escolher a fotografia que mais gostarem. O quadro electrónico que se encontra no final da exposição está preparado para receber as escolhas. Contribuir para que o cidadão possa expressar a sua opinião é o nosso contributo simbólico para uma nova cidadania.

Esta exposição resulta do mais prestigiado concurso mundial de Fotografia de Natureza. Promovido pelo Museu de História Natural de Londres e pela revista BBC Wildlife, o concurso parte de cerca de 20 mil fotografias proveniente de mais de 50 países de fotógrafos amadores e profissionais. As fotografias vencedoras e finalistas do concurso estão em exibição durante todo o ano em várias partes do mundo. Aveiro fica no mapa desta grande exibição!


Horário e preços de acesso à Fábrica

Horário geral

3ª a 6ª feira 10h00 – 18h00

Sábados, domingos e feriados 11h00 – 19h00

Encerra às 2ª feiras