quarta-feira, setembro 14, 2005

Boas notícias...


Têm sido muitas as inscrições para a "Oficina de sobrevivência para pais contadores de histórias". A próxima, em Leça da Palmeira já está completa. Para Cascais já só existem vagas para a primeira sessão, de dia 29 de Outubro. No entanto, para todos os que têm manifestado o interesse em participar nesta e em outras actividades d'O Contador de Histórias fica a boa notícia de que vamos iniciar parcerias com a Associação de Professores de Português e com a Associação de Profissionais de Educação de Infância que permitirá a realização de um maior número de actividades tanto em Lisboa como no interior do país.

Já nasceu!



Parabéns Pedro e Mafalda!

Já nasceu a princesa...

sexta-feira, setembro 09, 2005

O desafio do caracol





Era uma vez o rei mais poderoso do mundo, que um dia recebeu a visita de um caracol... O resto da história é para ir conhecer na Biblioteca Imaginaria onde está "El desafío del caracol", um conto de Martín Blasco ilustrado por Claudia Degliuomini.

Ainda por Espanha

Enquanto decorre em Beja mais uma edição das Palavras Andarilhas, Cádiz fala de humor na literatura infantil.
"El humor en la literatura infantil y juvenil" decorre de 21 a 24 de Setembro, organizado pelo grupo de investigação VARIA, da Universidade de Cádiz.
Esta IV edição do congresso investigadores de diversas universidades europeias existindo tradução simultânea para as linguas espanhola, inglesa e francesa.

Salão do Livro Infantil em Alicante


Decorre de 11 de Novembro a 4 de Dezembro, em Alicante, o I Salão do Livro Infantil Ilustrado daquela cidade espanhola. O encontro é dirigido a profissionais e professores mas também aos pais, aproximando-os do universo da literatura infantil.
Os objectivos passam pela criação de um projecto de leitura que leve os estudantes a gostar dos livros, os professores a adaptarem-se às necessidades actuais e os profissionais da área a procurarem uma actualização às novas exigências educativas e culturais.
Do programa constam uma mostra interactiva, uma feira do livro e acções de formção, para além de diversas actividades paralelas.

quinta-feira, setembro 08, 2005

Oficina para pais na FNAC Colombo

Depois de já ter passado pelo Fórum de Albufeira o Grupo O Contador de Histórias volta à FNAC para ensinar a contar histórias, desta vez no Centro Colombo. Domingo 25 de Setembro, a partir das 11 horas, os interessados podem assistir a uma apresentação da “Oficina de sobrevivência para pais contadores de histórias” onde podem descobrir alguns dos livros a escolher, quais as técnicas a utilizar ou os principais erros a evitar. Tornar mais fácil a tarefa de contar histórias aos mais pequenos, descontrair e divertir-se são alguns dos resultados que se podem obter com uma participação nesta “Oficina”, onde todos podem colocar as suas questões e partilhar experiências.

Apesar de ter por base material teórico proveniente da Psicologia e Pedagogia, a “Oficina” é apresentada em linguagem simples, acessível a todos e de forma muito prática. A participação é gratuita.

Outras apresentações da “Oficina”:

20 de Outubro - Vila Nova de Paiva, Auditório Municipal Carlos Paredes, 15:30h
26 de Outubro - Viseu, Livraria da Praça, 18:30h
29 de Outubro - Cascais, Biblioteca Municipal, 15:30h

12 de Novembro - Cascais, Biblioteca Municipal, 15:30h
26 de Novembro - Cascais, Biblioteca Municipal, 15:30h

19 de Janeiro – Leiria, Livraria Arquivo, 14:30h


Dia Internacional da Alfabetização

“A criança tem direito à educação, que deve ser gratuita e obrigatória, pelo menos nos graus elementares. Deve ser-lhe ministrada uma educação que promova a sua cultura e lhe permita, em condições de igualdade de oportunidades, desenvolver as suas aptidões mentais, o seu sentido de responsabilidade moral e social e tornar-se um membro útil à sociedade.”

Princípio 7º da Declaração dos Direitos da Criança

Assinala-se hoje o Dia Internacional da Alfabetização. Olhando para muitas situações pelo mundo fora pensamos se talvez haja outras coisas mais urgentes do que ensinar a ler. De facto, a cultura dificilmente encontra bons receptores quando estes têm o estômago vazio, quando não têm habitação condigna, etc…

Mas é também certo que a alfabetização é uma arma contra o subdesenvolvimento. O conhecimento e a cultura são fundamentais para que aqueles que hoje dependem da ajuda dos outros para sobreviver desenvolvam os seus meios de subsistência.

Poderia estar a pensar nos países do chamado Terceiro Mundo. E estou. Mas estou também a pensar no nosso país onde o índice de analfabetismo é enorme com as consequências que se conhecem.