quinta-feira, setembro 08, 2005

Dia Internacional da Alfabetização

“A criança tem direito à educação, que deve ser gratuita e obrigatória, pelo menos nos graus elementares. Deve ser-lhe ministrada uma educação que promova a sua cultura e lhe permita, em condições de igualdade de oportunidades, desenvolver as suas aptidões mentais, o seu sentido de responsabilidade moral e social e tornar-se um membro útil à sociedade.”

Princípio 7º da Declaração dos Direitos da Criança

Assinala-se hoje o Dia Internacional da Alfabetização. Olhando para muitas situações pelo mundo fora pensamos se talvez haja outras coisas mais urgentes do que ensinar a ler. De facto, a cultura dificilmente encontra bons receptores quando estes têm o estômago vazio, quando não têm habitação condigna, etc…

Mas é também certo que a alfabetização é uma arma contra o subdesenvolvimento. O conhecimento e a cultura são fundamentais para que aqueles que hoje dependem da ajuda dos outros para sobreviver desenvolvam os seus meios de subsistência.

Poderia estar a pensar nos países do chamado Terceiro Mundo. E estou. Mas estou também a pensar no nosso país onde o índice de analfabetismo é enorme com as consequências que se conhecem.