quinta-feira, junho 02, 2005

Dia da criança

Estive ontem com muitas crianças hospitalizadas. Não porque era o Dia da Criança, já o faço habitualmente para a Fundação do Gil.
Uma delas ficou a marcar o compasso do meu dia (de ontem, de hoje e de amanhã certamente). O Brahima tem 14 anos, está internado no Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide. É da Guiné, só cá tem a Embaixada do seu país. Veio de emergência, passou pela Estefânea e está no único local onde o podem ajudar, depois de um AVC. Sim, tem 14 anos.
Tentei contar-lhe uma história. Não entende português, os médicos, enfermeiros e restante pessoal também não sabem falar o seu dialecto. Estive com ele alguns minutos, mesmo sem nos entendermos. Sorriu algumas vezes. Já foi qualquer coisa.
O défice, a crise, o desemprego, um país à deriva e todos os nossos dramas de todos os dias. Que felicidade esta de viver em Portugal, um país onde por muitos problemas que tenhamos, pelo menos os pais podem acompanhar os seus filhos nos hospitais, não têm de ir para um país estrangeiro onde não conseguem sequer pedir um copo de água e ser entendidos. Era bom que de vez em quando, entre as nossas lamúrias, pudessemos encontrar 15 minutos para visitar os Brahima's que estão em vários hospitais do nosso país. Não vai resolver os problemas nem deste Portugal nem destas crianças. Mas, certamente, vai trazer mais sorrisos no rosto destes Brahima's que podiam ser os nossos filhos, sem se fazerem entender para pedir um copo de água, num qualquer país estrangeiro.